Santos, o lugar em que Muller foi mais feliz

Nos 18 anos que o Santos ficou sem ganhar um título importante (já que títulos, nesse período, ele conseguiu), o clube contou com muitos atletas que fazem o torcedor até hoje enrubescer de vergonha, mas também teve craques que trataram muito bem a bola e, por pouco, não fizeram o Alvinegro levar mais um troféu para a Vila Belmiro. Um deles, sem dúvida, foi Muller.

Muller no Santos

Equipe do Santos de 1998: Argel, Ronaldão, Zetti, Athirson, Anderson Lima e Claudiomiro; agachados: Muller, Caíco, Narciso, Lúcio e Jorginho. Foto do Fanático Santista.

Revelado pelo São Paulo, chegou ao Santos e estreou justamente contra seu ex-time, em 24 de abril de 1997. O jogo – você pode conferir os gols abaixo – marcou também por conta da reedição da dupla com Careca, parceria de sucesso no Tricolor paulista e também na seleção brasileira pela Copa de 1990. Chegaria a fazer dupla também com outro ex-são-paulino, Caio, que chegou à Vila Belmiro em julho do mesmo ano.

O atacante, que quando mais novo se caracterizava principalmente pela velocidade (dizia-se que nos treinos do São Paulo fazia os 100 metros em aproximadamente 11 segundos), mudou seu estilo conforme a idade foi avançando. No Palmeiras dos cem gols, de 1996, onde atuou com Rivaldo, Djalminha e Luisão, ele marcava gols, mas era mais um “garçom” que dava assistências precisas, com toques de primeira que desconcertavam os adversários. O típico atleta que já tinha a jogada pensada antes da pelota chegar aos pés.

Depois de sair do Palmeiras, seguiu para o Peruggia (ITA), onde não fez muito sucesso. E, de lá, veio brilhar no Santos. Foi na equipe que Muller obteve sua única Bola de Prata na carreira, prêmio concedido pela revista Placar, pelo Brasileiro de 1997. Ele fez companhia no ataque ao atacante Edmundo, artilheiro daquele campeonato, com 29 gols, e Bola de Ouro. O Alvinegro ficou em 6º lugar na primeira fase e, depois, terminou em segundo no grupo B, perdendo a vaga na final para o Palmeiras. O atacante, além das assistências, marcou nove vezes pelo clube no Brasileiro, o que lhe garantiu o topo da artilharia do time.

A excelente fase de Muller fez com que boa parte da opinião pública pedisse sua convocação para a seleção que iria tentar o penta em 1998. Mas Zagallo, após ter convocado o santista para amistosos, o deixou de fora da lista final, levando Ronaldo, Bebeto, Edmundo e Denílson. O treinador havia alegado na ocasião que o jogador disputou três Copas do Mundo e não jogou bem, e fugiu da concentração da Granja Comary, juntamente com Válber, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, em 1993. Muller respondeu mais tarde: “Ele pode dizer o que quiser. Mas também tenho o direito de dar a minha opinião. Para mim, o Vanderlei Luxemburgo deveria ser o técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.”

Os últimos títulos antes de se aposentar foram com o Cruzeiro: a Copa do Brasil em 2000 e a Copa Sul-Minas de 2001. Jogou ainda no Corinthians, em 2001, conseguindo atuar nos quatro grandes de São Paulo. Mas onde ele foi mais feliz? Com a palavra, dada em entrevista ao Uol Esporte, o próprio Muller:

Onde você foi mais feliz?

Muller – Joguei no Santos em 1997 e no primeiro semestre de 1998 e não ganhei um título sequer, mas foi uma das melhores fases da minha carreira. Em 1998 fui considerado o craque do campeonato e ganhei o troféu pela seleção do campeonato. Foi um ano e meio de felicidade, de alegria, de prazer e de bonitos gols que marquei. Marquei minha história lá sem titulo, mas com uma passagem muito bonita.

Às vezes, jogar bem e bonito vale tanto ou mais que conquistar títulos. E isso Muller fez no Peixe.

6 Comentários

Arquivado em Ídolos, Década de 90

6 Respostas para “Santos, o lugar em que Muller foi mais feliz

  1. Pingback: Santos, o lugar em que Muller foi mais feliz | Mesa do Futepoca | Scoop.it

  2. Luiz

    O Muller comentando jogos do Santos pelo Sportv não demonstra o menor respeito pelo Santos FC, são sempre críticas, sempre torcendo contra, muito sem noção esse artigo, venerar um inimigo, apaga isso, sou santista de coração, sócio torcedor, e senti vergonha alheia ao ler esse texto.

    • Glauco

      Luiz, respeito sua opinião, mas aqui falo do Muller nos gramados. Dentro deles, fez bonito com a camisa do Santos, apesar do relativo pouco tempo em que esteve na Vila Belmiro. Como comentarista, mostra um certo amargor não só contra o Santos, mas contra o dito trio de ferro também, pelo menos é essa a minha impressão.

  3. Boa tarde,

    Meu nome é Mario Henrique de Oliveira e sou do site http://www.spressosp.com.br/. O site é novo, está no ar há pouco tempo. A intenção do Spresso é ser um site de toda a cidade, para isso claro, vamos investir no futebol e em sua cobertura e para isso estamos buscando parceiros.

    Porque mais do que a cobertura tradicional que a mídia já faz, queremos dar um toque de pessoalidade, e, para isso, nada melhor que torcedores.

    Por isso gostaria de saber se interessa a vocês a parceria. Iríamos eventualmente utilizar alguns de seus posts, claro, sempre dando o crédito e o link para o original.

    O nosso site também tem uma política de liberdade de reprodução. Todo material nele está disponível para a reprodução em outros sites.

    Fico no aguardo de uma resposta

    abraços

    att

    Mario Henrique de Oliveira

  4. cassiofarinacio

    Ola irmãos santistas nosso Santos é grande por natureza gostei da pagina.Moro no Parana em uma pequena cidade chamada Borrazópolis,gostaria muito de conhecer as dependências da Vila Belmiro,amo o santos não perco um jogo,a história do nosso Santos é linda rica e maravilhosa até nops anos em que ficamos sem títulos.

    • Glauco

      Olá, Cassio

      Tem toda razão, a história do Santos é rica e grandiosa demais e o mais importante é que continuamos escrevendo essa história. Obrigado pela visita e continue prestigiando nosso site e nosso Peixe. Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s