Santa Cruz X Santos – o histórico de partidas favorece o Alvinegro

Santos e Santa Cruz fazem um dos jogos que fecha a rodada do Brasileiro neste domingo. Confira o histórico e as histórias desse confronto

O histórico de Santos e Santa Cruz mostra, de acordo com o Acervo Histórico do Santos FC, uma relação de 23 jogos, com 10 vitórias alvinegras, 8 empates e 5 triunfos do Tricolor pernambucano. São 42 tentos marcados pelo Peixe e 22 sofridos.

Curiosamente, somente quatro destas partidas foram jogadas na Vila Belmiro. No total, onze disputadas no Arruda e seis na Ilha do Retiro, estádio do rival do Santa, Sport. Outras duas pelejas tiveram o Pacaembu como sede.

Um dos grandes triunfos peixeiros aconteceu no Brasileirão de 1969. O Santa Cruz vinha com moral para a disputa da competição, após acabar com a hegemonia do Náutico no Pernambucano, depois de seis títulos do Alvirrubro. O feito, aliás, é contado em um documentário.  O clube, que havia investido na categoria de base para voltar a figurar nas decisões do estadual, fez a decisão com o Sport e iniciou uma série de cinco títulos consecutivos após dez anos sem ser campeão.

Mas naquela partida os pernambucanos não tiveram chance contra o Santos. O Alvinegro, que não faria grande campanha no torneio, terminando em quinto lugar no seu grupo, superou os pernambucanos por 4 a 0 na Ilha do Retiro, gols de Edu, Manoel Maria e dois de Pelé.

O encontro mais recente entre os dois times ocorreu em 2006, peleja válida pelo Brasileiro daquele ano. Era a última rodada e Tricolor já estava rebaixado, mesmo assim saiu na frente no placar, com Osmar, aos 12 minutos do primeiro tempo. O Alvinegro virou com dois gols de Wellington Paulista e um do atacante Júnior, em jogada de Jonas, hoje na seleção brasileira.

santos-3-x-1-santa-cruz-2006

Aquela foi a 200ª partida de Fábio Costa em duas suas passagens pelo Santos e, também como curiosidade, o meia André Oliveira, vulgo André Belezinha, foi o lateral direito do clube naquele fim de tarde. Pra quem não lembra, ele foi um dos atletas de qualidade pra lá de duvidosa trazidos pelo consórcio Vanderlei Luxemburgo/Iraty. Confira abaixo os melhores momentos daquele jogo.

Deixe um comentário

Arquivado em futebol, História, Santos, Século 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s