San-São: Santos tem vantagem sobre o São Paulo no século 21

Se no histórico dos confrontos o Tricolor tem mais triunfos, desde 2001 o Peixe é quem se dá melhor. Em mata-matas, são sete confrontos, todos vencidos pelo Alvinegro

Santos e São Paulo fazem um dos principais jogos da 30ª rodada do campeonato brasileiro de 2016 nesta quinta-feira, às 21h. O palco do confronto será o Pacaembu, já que as duas diretorias fizeram um acordo para mandar os dois clássicos da competição neste no estádio.

Na partida do primeiro turno, com torcida única alvinegra, deu Santos por 3 a 0.
No histórico do clássico paulista, o Tricolor tem mais triunfos que o Peixe. São 119 vitórias são-paulinas contra 100 santistas, com 67 empates entre ambos nos 286 jogos disputados. Contudo, é sempre bom lembrar que, assim como em outros confrontos contra times do Trio de Ferro, o Alvinegro jogou mais fora do que dentro da Vila Belmiro , sendo 95 pelejas no estádio que faz 100 anos.

Mas, no século 21, a vantagem é do Santos. Desde 2001, são 27 triunfos, 18 derrotas e dez empates em 55 jogos. A equipe paulistana tem mais vitórias no Pacaembu, 37 contra 23, em 71 partidas, só que o Santos sustenta, atualmente, uma invencibilidade de 14 jogos no estádio. Sua última derrota foi na primeira partida da final do Paulista de 2014 contra o Ituano, em 6 de abril daquele ano.

Outra curiosidade se relaciona a um dos personagens do clássico. O centroavante Ricardo Oliveira, que também tem passagem pelo rival, anotou 75 gols até agora com a camisa santista e sua maior vítima é justamente o Tricolor Morumbi. O Pastor já balançou 8 vezes as redes do rival atuando com o manto alvinegro.

ricardo oliveira santos x sao paulo

Ricardo Oliveira é algoz do São Paulo atuando pelo Santos (Foto Ivan Storti/SantosFC)

Prováveis escalações de Santos e São Paulo

Na segunda-feira (10), o técnico são-paulino Ricardo Gomesdeslocou Buffarini para a lateral esquerda e promoveu o retorno de Wesley. A equipe treinou com Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Buffarini; Hudson, Thiago Mendes, Wesley e Carlinhos; Robson. Chavez fez fortalecimento muscular, mas provavelmente será o titular no lugar de Robson. O peruano Cueva, que retorna após partida das eliminatórias pela seleção peruana na quarta, deve ficar à disposição, assim como Mena.

O Peixe deve contar com o retorno do meia Lucas Lima, que fica no banco na partida da seleção brasileira, nesta terça (11), contra a Venezuela no país vizinho. Vitor Bueno voltou a treinar, mas ainda não tem condições físicas nem ritmo de jogo para o clássico, já que sequer foi liberado para trabalhar com bola. Assim, Dorival Júnior deve entrar em campo com Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Jean Mota, Copete e Ricardo Oliveira.

Deixe um comentário

Arquivado em futebol, História, Santos, Século 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s