“Mil gols, só Pelé…” – o aniversário do milésimo e a falsa polêmica dos gols pelo Exército

Após 47 anos, o Rei continua como o único jogador a marcar mais de mil gols como profissional – sem incluir na contagem tentos anotados como juvenil, como fazem outros atletas. Confira em vídeo alguns de seus belos lances

O milésimo gol de Pelé completa, neste dia 19 de novembro, 47 anos. Como quase todo mundo sabe, o feito ocorreu em uma cobrança de penalidade, no Maracanã, quando o Santos superou o Vasco da Gama por 2 a 1, em partida válida pelo campeonato brasileiro daquele ano.

Trata-se ainda hoje de um feito único para um jogador como profissional, lembrando que a contagem de Romário, por exemplo, conta gols dele feitos como juvenil, sem os quais não alcançaria a marca.

Sobre toda a saga do gol mil do Rei do Futebol você pode ler aqui. Mas sempre surge uma (falsa) polêmica a respeito dos tentos marcados pelo então soldado Nascimento quando serviu o Exército. Afinal, qual a importância disso na lista?

Pelé no Exército

Quando completou 18 anos, em 1959, após ser campeão do mundo pela seleção brasileira na Copa da Suécia, no ano anterior, o Dez do Santos entrou no 6º grupo de artilharia de costa, em Praia Grande, litoral de São Paulo. Ali, ele não era Pelé, mas sim o soldado 201 Nascimento.

Atuando pelas Forças Armadas, ele marcou 15 gols. É importante lembrar que, à época, na seleção brasileira pela qual o Rei marcou quatro vezes, muitos jogadores profissionais faziam parte dela como Nélson Coruja, Lorico e Parada.

E se descontarmos os gols de Pelé pelo Exército?

Se tirarmos os 15 tentos marcados por ele, sobram ainda 1.266. Margem bem folgada acima do milésimo… Caso alguém prefira essa conta, o Rei teria marcado o milésimo gol na vitória por 7 a 0 do Alvinegro Praiano sobre o América do México, em 4 de fevereiro de 1970.

Mas se adotarmos um outro critério, a da inclusão de gols feitos quando juvenil, estratégia usada para inflar a lista de alguns jogadores, apareceriam mais 13 tentos feitos pelo Dez em suas oito partidas jogando pelo time de baixo do Peixe. É bom lembrar que Pelé foi precoce, atuando como profissional aos 16 anos e indo para uma Copa do Mundo (sendo decisivo e marcando gols, não apenas como figurante no banco) aos 17.

Um vídeo com gols de Pelé

Confira abaixo uma compilação de 207 gols do Dez, uma pequena mostra da diversidade dos belos tentos marcados pelo Rei pelo Santos e pela seleção brasileira. É incrível a diversidade de lances e o número de adversários que cai, literalmente, diante de Sua Majestade.

Releia também:

Messi deve chegar ao gol 500 na carreira. Sabe quando Pelé alcançou a mesma marca?

Deixe um comentário

Arquivado em Década de 60, futebol, História, Santos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s