Santos X Vasco: um dos duelos mais equilibrados do futebol brasileiro

No histórico de confrontos, Santos e Vasco estão empatados com 44 vitórias cada. Em 2019, Peixe levou a melhor em três dos quatro encontros

Santos e Vasco se enfrentam na Vila Belmiro, às 21h30 desta quarta-feira (2), em situações opostas. Mesmo com a derrota para o Fluminense, a equipe cruzmaltina segue em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, com um jogo a menos. O “ramonismo” (referência ao técnico e ídolo do clube Ramon Menezes, tem feito o torcedor sorrir e a equipe vai contar na Vila com o retorno do volante Andrey, após suspensão.

Já o Santos de Cuca tem o retorno de Alison e busca se recuperar da polêmica derrota contra o Flamengo em casa. O time segue em décimo lugar na competição e sem poder contratar por determinação da Fifa, devido à pendência com o Hamburgo, que gira em torno de R$ 25 milhões. O nome do volante Elias é ventilado na Vila Belmiro e o atacante Uribe, fora dos planos do atual técnico, deve ter seu contrato rescindido.

Marinho, destaque do Santos e esperança contra o Vasco, e Sánchez, ainda devendo futebol no segundo semestre (Ivan Storti/Santos FC)

Santos X Vasco: confronto que tem história

Segundo o site Acervo Santista, Santos e Vasco se enfrentaram 125 vezes, com 44 vitórias para cada lado e 37 empates. o Peixe fez 200 gols e sofreu 188, um saldo positivo de 12. Em partidas válidas pelo Brasileiro, são 26 vitórias do Santos, 20 derrotas e 23 empates.

Em 2019, as duas equipes jogaram entre si quatro vezes, duas pela Copa do Brasil, com um triunfo para cada lado e classificação santista, e duas pelo Campeonato Brasileiro, com duplo triunfo peixeiro.

O primeiro confronto foi em 1927, na inauguração do estádio de São Januário, então o maior do país. Aquele time do Santos seria naquela ano a primeira equipe brasileira a anotar cem gols em uma competição. A chamada linha dos cem gols santista tinha Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista, sendo que este último marcou três vezes, com Omar e Araken completando o placar de 5 a 3 para o Peixe. Negrito, Galeto e Pascoal anotaram pelo Vasco.

Uma das partidas inesquecíveis entre Santos e Vasco ocorreu na fase final do Brasileiro de 1992. Houve empate em 3 a 3 no Maracanã, com três gols de Bebeto e três de Paulinho McLaren. O terceiro gol santista foi uma pintura, com Almir cruzando para Guga dar um passe de peito para Paulinho fazer seu hat-rick com um sem pulo.

Relembre cinco grandes jogos do Santos contra o Vasco

Deixe um comentário

Arquivado em Década de 20, futebol, Santos, Século 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s